O ciclo de webinars «Vamos falar de…», organizado pela Associação Almargem, arranca no dia 24 de junho e, até dezembro, uma vez por mês, vários especialistas irão falar de temas como o mundo das plantas, aves, geologia e património arqueológico do Algarve, entre outros, com especial foco no concelho de Loulé. As sessões decorrem online e são gratuitas.
O objetivo é dar a conhecer a riqueza do património natural e cultural do Algarve, bem como os desafios da sua conservação e defesa. O ciclo, que tem o apoio do Município de Loulé através do Programa de Apoio ao Movimento Associativo, Cultural e Recreativo, espelha a missão e o trabalho que a Almargem tem vindo a desenvolver ao longo dos seus 38 anos de atividade.
As sessões serão moderadas e darão aos participantes a oportunidade de colocar questões aos especialistas convidados. Desta forma, abre-se um espaço de divulgação que pretende chegar a todos, mesmo a quem não tem conhecimento especializado dos temas. “O que pretendemos é dar a conhecer a diversidade e riqueza ambiental e cultural da região, porque só podemos proteger aquilo que conhecemos. Essa ponte entre o conhecimento dos especialistas e o das pessoas que aqui vivem é fundamental, para que estes valores sejam preservados”, afirma Edgar Ribeiro, presidente da direção da Almargem.
As sessões decorrem sempre à quarta-feira, entre as 19h e as 20h, e o calendário completo dos webinars já está disponível no site da Almargem. A primeira sessão, sobre «Anfíbios e répteis do concelho de Loulé», conta com Luís Guilherme Sousa, biólogo especializado em Biologia da Conservação e membro do grupo HerpEbora. Os restantes convidados serão anunciados ao longo do ciclo, no site e na página de Facebook da Almargem.
