Olhão assinalou, a 16 de junho, o seu Dia da Cidade com um vasto programa de cerimónias oficiais, inaugurações, homenagens e momentos culturais, culminando com o concerto d’Os Quatro e Meia no Jardim Pescador Olhanense, que encerrou quatro dias de festa. Ao longo das celebrações passaram ainda pelo palco Luís Guilherme, Al Mouraria e Bandidos do Cante, atraindo milhares de pessoas à zona ribeirinha da cidade.

As comemorações tiveram início com a tradicional cerimónia do hastear das bandeiras e a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, seguindo-se um conjunto de inaugurações e visitas a obras que refletem o investimento municipal em áreas como a saúde, educação, ação social e habitação. Assim, durante a manhã, a comitiva municipal inaugurou a Estátua do Aguadeiro, na Avenida da República, e visitou as obras da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lendas d'Olhão. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Calé, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, António Cabrita, destacou que a nova unidade “irá servir cerca de 12 mil utentes e permitirá manter a cobertura total de médicos de família no concelho”.

Foram igualmente inauguradas as novas instalações do Movimento de Apoio à Problemática da Sida (MAPS), na Quinta do Repouso, e seis novas salas de pré-escolar na Quinta João de Ourém, que permitirão acolher mais 150 crianças já no próximo ano letivo. “Faltam 18 salas de aula para completar o nosso objetivo de cobertura de 100 por cento do pré-escolar público no concelho”, anunciou o autarca. Foi ainda inaugurada, no âmbito do Dia da Cidade, a Residência Sénior «Vidas com Valor», da associação Tempus, com capacidade para 39 utentes.

A sessão solene, realizada no Auditório Municipal Maria Barroso, constituiu o ponto alto das celebrações. Ricardo Calé destacou o desafio da execução de cerca de 18 milhões de euros em investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os principais projetos em curso encontram-se o Hub Azul, a nova USF, a Loja do Cidadão, o Bairro Comercial Digital «Olhão com Alma»e a reabilitação das redes de abastecimento de água promovida pela Ambiolhão. E, segundo o autarca, estes investimentos estruturantes para o futuro do concelho deverão estar concluídos até ao final do verão.

Ricardo Calé revelou igualmente avanços no projeto da antiga litografia, onde o Município prevê construir 208 fogos de habitação pública. De facto, a autarquia aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para iniciar as obras das infraestruturas. Foi igualmente anunciada a hasta pública do último lote do empreendimento, que permitirá a construção de mais 100 habitações a custos controlados por privados. O presidente da Câmara destacou ainda os planos de pormenor de João de Ourém e do Parque Tecnológico, que poderão viabilizar mais de mil novos fogos habitacionais.

Na área da proteção civil, estão finalmente reunidas todas as condições para avançar com o novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Olhão. Após a obtenção de um financiamento de cinco milhões de euros e a conclusão dos projetos, foi conseguida a desafetação do terreno da Reserva Agrícola Nacional (RAN). Na educação, além das novas salas de pré-escolar, foi divulgada uma medida de apoio às famílias que prevê o pagamento de 50 por cento da mensalidade das crianças sem vaga no ensino pré-escolar público.

A economia azul também assumiu um papel central no discurso de Ricardo Calé, que destacou o mar, as pescas, a aquacultura e a investigação científica como oportunidades estratégicas para o desenvolvimento de Olhão. Foi igualmente formalizado um protocolo entre o Município e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) para a criação do ANJE Hub Olhão, projeto destinado a promover o empreendedorismo, a inovação e a criação de empresas.

As comemorações ficaram também marcadas pela atribuição de Medalhas Municipais de Mérito a António Francisco Ventura Pina, pelo seu percurso ao serviço da educação e da causa pública, e à empresa Frimarc, pelo contributo para o desenvolvimento económico do concelho. Foram ainda distinguidos os trabalhadores municipais que completam 25 anos de serviço em 2026, com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação – Grau Ouro, bem como os alunos que se destacaram pelos seus resultados académicos no ensino secundário. Finalmente, durante a sessão do dia 16 de junho, foi também assinado um memorando de entendimento entre o Município de Olhão e as freguesias do concelho para a preparação de futuros contratos interadministrativos de delegação de competências.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem em: