A Seleção Nacional de BMX começou, no dia 27 de junho, a sua participação no Campeonato da Europa, que está a decorrer em Sarrians, França. Portugal teve três atletas em prova, com a feminina 16 anos Íris Moraru a evidenciar-se, ficando a um lugar da final. Terminou na 10.ª posição as meias-finais, um resultado de destaque e que reflete o trabalho que foi desenvolvido até chegar àquele que foi o grande objetivo da época para a Seleção Nacional de BMX.
Além de Íris Moraru, também estiveram em prova a feminina 15 anos Maria Pinto e o Sub-23 masculino Renato da Silva. Após os três passarem as rondas de qualificação, seguiram-se as fases de eliminação para cada um dos atletas. As femininas chegaram às meias-finais, mas foi Íris Moraru quem conseguiu o melhor resultado para Portugal, o 10.º lugar, a um lugar da final. Já Maria Pinto terminou em 14.º lugar a semi-final, revelando progressos e melhorias. De referir que ambas as atletas fizeram a sua estreia em Europeus.
Quanto à prestação de Renato da Silva, apesar de ter estado muito rápido em pista, acabou por ter uma corrida mais difícil, ficando-se pelos oitavos de final, que o colocaram no 5.º lugar. “Fizemos um bom trabalho de preparação nos últimos meses para este grande objetivo da época. É uma competição bastante exigente, que requer uma boa condição física e elevado nível técnico e tático. Estou bastante satisfeito com os resultados e performance das nossas corredoras”, declarou Alexandre Almeida, Selecionador Nacional de BMX, acrescentando ainda que “o nosso objetivo era melhorar os resultados do Renato no Campeonato da Europa e tal não aconteceu, mas sabemos que tem capacidade para melhorar o seu desempenho em corrida”.
Este domingo é o último dia de competição nos Campeonatos da Europa, dedicado às categorias de nível Challenge, onde vai entrar em ação o Sub-15 masculino Gustavo Pereira.
