A Seleção Nacional de BMX vai disputar o Campeonato da Europa da UEC 2026, que se realiza em Sarrians, França, com provas nos dias 27 e 28 de junho. Esta é a grande competição da época para a Seleção Nacional de BMX, que parte com ambição e o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos atletas mais jovens que vão estar em pista.
Alexandre Almeida, Selecionador Nacional de BMX, convocou quatro atletas para este desafio internacional: o Sub-23 masculino Renato da Silva (Team BMX de Quarteira), a feminina 16 anos Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão), a feminina 15 anos Maria Pinto (Casa do Povo de Alqueidão) e o Sub-15 masculino Gustavo Pereira (Clube Bicross de Portimão). A comitiva portuguesa chegou a França na terça-feira e realizou dois dias de treinos, onde se destacam “boas sensações”. “Foram momentos que aproveitámos para melhorar aspetos técnicos e táticos, que nos dão a confiança e ambição para almejar os resultados que pretendemos”, adiantou o Selecionador Nacional de BMX. “Com uma equipa jovem em prova, o grande objetivo da nossa participação será dar continuidade ao processo de formação desses três atletas. É a sua primeira experiência ao nível de Campeonatos da Europa, vão melhorar competências e é nesse registo que estamos aqui”, acrescentou Alexandre Almeida. “Obviamente que vamos sempre trabalhar para o melhor resultado e esperamos passar a fase de qualificações. Se conseguirmos, vamos lutar pelas eliminatórias. Todo o trajeto que fizemos até aqui foi para preparar esta competição, a mais importante da época”, esclareceu o treinador.
O objetivo que se centra no processo de crescimento dos atletas da Equipa Portugal será direcionado para Íris Moraru, Maria Pinto e Gustavo Pereira. Quanto ao Sub-23 Renato da Silva, trata-se de um atleta com experiência competitiva nestes circuitos, a atravessar um momento de boa forma e, de acordo com Alexandre Almeida, vai lutar por uma posição no top-30, para melhorar o anterior resultado.
Sobre as corridas, sábado a competição tem o nível de Campeonato da Europa e é direcionada para Sub-17, Sub-19, Sub-23 e Elite M/F, incluindo as categorias 15 e 16 anos M/F, todas com direito à atribuição de Camisola e Medalha de Campeão da Europa para os vencedores. Já no domingo, é dia de competição para as categorias de nível Challenge, incluindo a categoria Sub-15 (M/F). Dia 27 correm Íris Moraru, Maria Pinto e Renato da Silva, no domingo entra em ação Gustavo Pereira.
