O Município de São Brás de Alportel recebe, entre 11 e 27 de janeiro, o conjunto de exposições «Mostra ODS – Transformando o Mundo» que está patente na Escola Secundária José Belchior Viegas, na E.B. 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, no átrio das Piscinas Municipais Cobertas e no átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
Na E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos encontra-se a mostra dedicada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Pobreza, enquanto que, na Escola Secundária José Belchior Viegas, está a mostra dedicada às alterações climáticas. No Cineteatro Jaime Pinto é abordado o tema género e, no átrio das Piscinas Municipais Cobertas, pode ser visitada a mostra dedicada à comunidade escolar, «OS ODS vão à escola», destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos.
A convicção de que cada cidadão tem um contributo a dar na transformação do mundo num lugar mais próspero, justo, sustentável e inclusivo motivou a criação desta exposição que está a percorrer Portugal desde julho de 2022, tendo sido desenvolvida pela organização não governamental OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP. A iniciativa chega a São Brás de Alportel através do convite da Europe Direct Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve dirigido ao Município de São Brás de Alportel e ao Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um género de road map para um mundo melhor para as gerações futuras e queremos ajudar os mais novos a não repetir os mesmos disparates que nós cometemos ao longo do tempo”, indicou José Luís Monteiro, da OIKOS, aos jovens que assistiam à inauguração da exposição na E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. “Até 2030 há que cumprir 17 objetivos, 162 metas definidas pelas Nações Unidas. Para esta mostra escolhemos três temas que são centrais e que tocam em vários ODS, nomeadamente, a pobreza, o género e as alterações climáticas, e o nosso objetivo é transformar cada jovem num embaixador desta causa e um defensor do planeta”.
À inauguração não faltou o executivo camarário, com Vítor Guerreiro a lembrar que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram aprovados por 193 países numa cimeira que teve lugar, a 25 de setembro de 2015, nos Estados Unidos, na sede das Nações Unidas, “no sentido de revertermos as alterações climáticas, de erradicarmos a pobreza, de trabalharmos para a paz, a inclusão e a igualdade”. “Temos que cuidar dos seres humanos e desta casa comum em que todos habitamos, o Planeta Terra, a par de todos os outros seres vivos. O cumprimento dos ODS deve ser uma meta de todos nós, independentemente da função que desempenhamos na sociedade, porque estamos a viver num nível de alerta máximo. Já todos percebemos que estamos aquém do cumprimento de muitas das metas que foram definidas para 2030, pelo que temos que nos esforçar todos para nos desenvolvermos de forma sustentável, sem colocar em causa os recursos do planeta”, apelou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em:
REVISTA ALGARVE INFORMATIVO #370 by Daniel Pina - Issuu