Estacionada em plena zona comercial do Fórum Algarve, em Faro, encontra-se uma Piaggio Ape 50 diferente do habitual, a «Classy Portugal», uma verdadeira mercearia gourmet sobre rodas pertencente aos jovens empresários Filipe Pereira e Cristina da Costa. O conceito inovador pretende reunir no mesmo espaço opções de qualidade de diversos produtos regionais, desde as conservas e compotas aos licores e espumantes, com particular enfoque para os tipicamente algarvios.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

A percorrer a piso térreo do Fórum Algarve muitos são os clientes deste espaço comercial da capital algarvia, entre locais e turistas, portugueses ou estrangeiros, que se deparam com uma imagem inesperada – uma Piaggio Ape 50 transformada em mercearia gourmet ambulante onde se podem encontrar diversos produtos algarvios, desde as tradicionais conservas, compotas e bolos ao sal, aperitivos, licores e espumantes. A ideia partiu de Filipe Pereira e Cristina da Costa, residentes em Lisboa mas com ligações familiares ao Algarve, que criaram a empresa «Portugal com Classe» e lançaram a «Classy Portugal». “O objetivo é sermos uma pequena afinação nas cozinhas, uma forma fácil das pessoas adquirirem produtos de qualidade mas sem uma parafernália de escolhas que lhes consome imenso tempo. No Vinho do Porto, por exemplo, temos duas opções, porque não queremos ser uma grande garrafeira ou um supermercado”, explica Filipe Pereira, que é comissário de bordo de profissão.
Sem possuir na sua oferta o creme de la creme, nem os mais básicos de cada produto, a aposta vai para a gama média e média/alta, desde as conservas aos licores e champanhes. Comercialização de conservas que foi a ideia inicial, mas a dupla de jovens empresários depressa constatou a necessidade de alargar a variedade. “O conceito foi evoluindo para outros produtos que tinham bastante procura, mas sem nunca dispersar as atenções dos clientes. O mais importante é que eles encontrem rapidamente aquilo que precisam e, apesar do espaço ser reduzido, temos de tudo um pouco”, sublinha Cristina da Costa, que é designer de moda.
Uma mercearia gourmet diferente, se assim se pode chamar, mas que nunca foi equacionada para ocupar um espaço físico, por ser um segmento onde já existe bastante concorrência, e feroz. “O problema às vezes é precisamente a enorme diversidade de escolhas, dentro de cada produto, que há nessas mercearias ou supermercados. Há 50 garrafas de vinho de marcas diferentes das quais o consumidor normal percebe muito pouco e o mesmo se passa com as conservas, doces, licores e tudo o mais”, observa Filipe Pereira. “Nós demoramos, em média, seis ou sete minutos a apresentar toda a mota, de maneira a que o cliente saiba exatamente aquilo que está a levar para casa”, garante.
Depressa se verifica, igualmente, que os produtos comercializados na «Classy Portugal» são mais caros que os vendidos num supermercado ou hipermercado, daí que seja importante transmitir ao cliente o motivo dessa diferença de preços. E rapidamente constatamos também que grande parte dos produtos expostos são do Algarve, alguns deles que nem são muito fáceis de descobrir nos espaços comerciais tradicionais. “Procuramos o que seja mais típico possível e em produtores pequenos, que trabalhem de forma artesanal e que não estejam representados em muitos sítios. Os turistas também querem comprar produtos tipicamente algarvios, portanto, não faria sentido oferecermos somente artigos de outras zonas do país. Mas temos a ginga de Lisboa ou a poncha da Madeira”, indica Cristina da Costa.
Não se admire, por isso, que o produto mais vendido seja o atum com presunto e azeitona, uma mistura bastante peculiar, mas há ainda atum com amêndoas e outras novidades que enfatizam a componente gourmet da «Classy Portugal». “Estamos aqui há mês e meio e já temos vários clientes repetidos, que compraram a primeira vez por curiosidade e já regressaram para adquirir quantidades maiores para terem nas suas despensas. Alguns até perguntam se conseguimos fazer entregas noutros pontos de Portugal”, apontam Filipe e Cristina.