No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Manuel Gamboa, um dos mais ilustres artistas lagoenses, o Município de Lagoa está a promover um conjunto de iniciativas para homenagear e divulgar a sua obra. O objetivo é, não apenas celebrar a sua trajetória artística, mas também proporcionar uma experiência educativa a diferentes faixas etárias, reforçando a importância de Gamboa no panorama cultural do concelho e valorizando o património artístico local.

As atividades desenvolvidas tiveram, em parte, lugar na Escola de Artes de Lagoa, com a realização de oficinas de gravura, inspiradas nos trabalhos do artista, especialmente na ilustração de obras de autores do neorrealismo português, como Alves Redol, Aquilino Ribeiro e Raul Brandão. As escolas do concelho, dos Agrupamentos Espamol e Rio Arade, também receberam visitas especiais, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a professora Maria Helena do Carmo, autora da biografia «A Jornada do Mestre Gamboa», e o artista plástico Tiago Sacramento, que colaborou no catálogo «Manuel Gamboa: o mais conhecido e desconhecido artista lagoense». Estas apresentações proporcionaram momentos únicos de interação e descoberta, permitindo aos jovens conhecer e explorar a vida e obra do artista.

Na 4.ª edição da Festa da Juventude de Lagoa/2025, que se realizará nos próximos dias 30, 31 de maio e 1 junho, haverá um stand dedicado ao centenário onde serão apresentados os resultados das oficinas de gravura, um vídeo/entrevista com Manuel Gamboa e também um quiz sobre a sua trajetória, reforçando a ligação do concelho ao seu legado artístico, promovendo a interação entre o público e a história do artista de forma lúdica e envolvente.

Com estas iniciativas, o Município de Lagoa reforça o seu compromisso com a preservação e divulgação da memória cultural de Manuel Gamboa, promovendo a arte como um elo de conhecimento e ferramenta de inspiração para todas as gerações.