O Município de Lagos, no âmbito do seu processo de certificação internacional como destino sustentável, apresentou uma candidatura à edição de 2023 do Prémio Green Destinations TOP 100 Stories, um concurso mundial de destinos locais e regionais que, no âmbito da sustentabilidade, ​visa incentivar os destinos a contar as suas histórias, partilhar as suas experiências e sucessos, servindo de modelo e inspiração para outros destinos. Esta competição oferece um excelente primeiro passo para os participantes que buscam o reconhecimento dos seus esforços no Turismo Sustentável, compartilhando e promovendo histórias que relatam iniciativas e projetos inovadores e eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável globalmente.

Podem candidatar-se a este prémio municípios, ilhas, áreas protegidas e outros destinos comprometidos com um turismo mais sustentável. Lagos contou a sua boa prática sobre o restauro do cordão dunar da Meia Praia, com a história «Caminhando em Harmonia – Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada». A lista das 100 melhores histórias mundiais da Green Destinations foi revelada durante o principal evento anual, a Conferência Green Destinations 2023, na Estónia, sendo que Lagos integrou esta lista, em conjunto com outros seis destinos portugueses (nomeadamente, Alto Minho, Amarante, Braga, Castro Daire, Nazaré e Torres Vedras).

Esta boa prática de Lagos encontra-se no TOP 6 do prémio Green Destinations Stories, na categoria Natureza e Cenário. Critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade foram considerados na seleção. A competição acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo 100 destinos e empresas como exemplos inspiradores de Turismo Sustentável para outros destinos, operadores turísticos e visitantes. Em 2019, o concelho de Lagos tinha já alcançado o 7.º lugar da categoria «Escolha do Público» dos Green Destinations a nível internacional e o 2.º lugar a nível nacional.