Realizou-se, entre 16 e 18 de maio, o 28.º Troféu Nacional de Acordeão (o mais antigo e prestigiado em Portugal) e o 9.º Concurso Internacional de Acordeão em Alcobaça, que este ano bateu novo recorde de inscrições, contando com a participação de mais 100 jovens. Este evento contou com um painel de jurados oriundos de vários países (Portugal, Reino Unido, Lituânia, Itália e Sérvia) e reconhecidos mundialmente na prática e no desenvolvimento deste instrumento fortemente enraizado em Portugal.
O concurso integra-se na Semana Internacional de Acordeão, um evento que inclui também masterclasses e concertos com grandes nomes do acordeão mundial. O Algarve esteve bem representado através de vários jovens que venceram inclusivamente diversas categorias a concurso.
Sob o suporte da Associação de Acordeão Garvefole sediada em Loulé, que contou com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de São Clemente, participaram 10 alunos do professor Nelson Conceição (Tiago Conceição, Miguel Coelho, Bruna Palma, Catarina Viegas, Carolina Palma, Carolina Veloso, Rafaela Cabanita, Francisca Marrachinho, Tomás Coelho e Afonso Coelho), 8 dos quais venceram diversas categorias a concurso a nível internacional. Em representação do Conservatório de Música de Olhão participaram 2 alunos da professora Anabela Silva, Rafael Calão e Maria Beatriz Cabrita, que obtiveram o 1.º e 2.º prémios na categoria Infantil 2 a nível internacional.
O Conservatório de Música Loulé – Francisco Rosado esteve representado por 5 alunos do professor Vítor Mira, (Ian Leite, Apolo Pereira, Solange Coelho, Elias Ferreira e Clara Carmo), com destaque para Apolo Pereira, que venceu a categoria Juvenil Concerto a nível nacional, e Ian Leite, que ganhou a categoria Iniciados 1 a nível nacional e internacional. Por fim, do professor Jorge Alves participaram 5 alunos (Sofia Pereira, Raquel Gago, João Custódio, Matilde Ramos e Gustavo Martinho), com João Custódio a vencer a categoria Contemporâneo Sénior a nível nacional.